sábado, 14 de maio de 2011

O Meu Pássaro Encantado

Ontem eu me encontrei com dos amigos, um de cada vez. O Manuel e o Rubem. Adoro eles, são muito simpáticos. Tivemos longas prosas. E foi muito engraçado, porque os dois me falaram de pássaros. E fiquei com os pássaros na cabeça.
O Rubem me falou de um tal Pássaro Encantado. Cuja historia, acredito você já conheça, mas por prevenção, pois nunca se sabe em que estágio está sua falta de memória, relembro o que torna o pássaro a ser encantado. É a saudade, que sua amiga tem dele, que o torna encantado. Mas, não somente a saudade, também o poder de ser livre, de ir e vir quando quiser. Segundo meu amigo, Rubem, o Pássaro Encantado é o mais belos de todos os pássaros que ele conheceu, por suas longas e coloridas penas que ganham cores pelos lindos lugares por que passa e também por suas emocionantes histórias.
O Manuel me falou sobre a visão dos pássaros. Na verdade mesmo, ele falou de um amigo que conheceu no Mato Grosso, que por muitos anos vivendo no mato começou a enxergar as coisas tal como os pássaros enxergam “as coisas todas inominadas". Por fim, me deixou com uma frase belíssima: "São os pássaros que botam primavera nas palavras.”
Foi um dia muito proveitoso, ontem. Mas, sabe o que descobri na tentativa de associar o pássaro de um ao do outro? Que todos os pássaros, esses que vivem livres, longe das gaiolas e zoológicos, são encantados. O pássaro do Manuel tudo tem a ver com o Pássaro Encantado do Rubem, os olhos do pássaro do Manuel são os olhos do Pássaro Encantado do Rubem. As histórias, tão emocionantes, do Pássaro Encantado não são imaginárias, são relatos das paisagens por onde ele passou e suas belas e coloridas penas são a bagagem que ele tráz dos lugares onde esteve. Mas ele só se torna encantado por que sua amiga sente saudade dele e quem sente saudade é porque ama.
E sabe o que mais eu descobri? Que eu Tenho um Pássaro Encantado. E Adivinha...
Meu pássaro Encantado, Helena, é você!



Se você é meu amigo (a) e teve algum sentimento de raiva, ódio, ciúmes, decepção, triteza, alivio, alegria, quis me matar, me odiou por esse instante de leitura, simplesmente por descobrir que, não, você não é o meu (a) melhor amigo(a) e sim a pessoa referida nesse texto, não te peço desculpas, mas que compreenda... vocês são os melhores! Mas sempre há o melhor dos melhores! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário